segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Síndrome do pensamento acelerado

SPA é a mais nova sigla, trata-se da Síndrome do Pensamento Acelerado, uma patologia moderna que é a dificuldade em relaxar a mente e este é um sintoma vinculado a um quadro de transtorno da ansiedade.

As pessoas que sofrem da SPA estão em constante insatisfação existencial e possuem de forma recorrente o sentimento de apreensão, falta de memória, déficit de atenção, irritabilidade, alteração no sono, oscilações de humor, cansaço físico (Que se dá porque o córtex cerebral "rouba" a energia que deveria ser utilizada em músculos e outros órgãos).

A origem desta nova síndrome está no ritmo acelerado das grandes cidades, no acúmulo de informações que as pessoas acabam adquirindo em sua rotina, nos excessos de obrigações, cobranças e pressões principalmente no campo profissional, tal como o uso excessivo da tecnologia e redes sociais.

O stress que é um dos fatores desencadeantes da SPA sempre existiu no mundo, mas o nível de cobrança hoje mudou. A sociedade e o próprio acúmulo de tarefas acabam exigindo que as pessoas ultrapassem os seus limites ao invés de reconhecer e ir até o limite.

Quando nos estressamos liberamos adrenalina e esta contrai os vasos e causa fadiga as nossas células gerando assim, os lapsos de memória.

Você já se questionou onde está o seu estímulo estressante?

Esse questionamento é muito importante, assim como buscar trabalhar o stress em seu favor e a forma de fazer isso é em primeiro lugar procurar descobrir quais são as suas competências e trabalhar de acordo com as limitações dessas, pois se você for se exigir mais do que está dentro das suas competências, você irá se estressar.
É importante também analisar sempre o tamanho do seu stress e procurar se questionar se a situação em que se encontra é construtiva e se lhe levará há algum lugar favorável.

A SPA não deve ser confundida com a Hiperatividade, pois embora os sintomas sejam semelhantes, na hiperatividade há uma carga genética, a agitação e inquietação já se manifestam na primeira infância, enquanto na SPA a inquietação é construída aos poucos ao longo dos anos.

Tanto na SPA como na Hiperatividade a pessoa não pensa antes de agir e tem dificuldade de se colocar no lugar do outro e tanto em uma como na outra se faz necessário gerenciar e proteger as emoções, inclusive permitir-se errar e dar o tempo para que as coisas se resolvam é importante no processo de superação.

O acúmulo de informações para as crianças e uso excessivo da memória provoca agitações, as deixam irritadiças e faz com que elas cometam os mesmos erros de forma repetitiva.

Aos pais é aconselhável que não se excedam também ao presentear os seus filhos, pois isso meche com os mecanismos endorfínicos do cérebro, o que levará a criança e adolescente a precisar cada vez mais de produtos para terem prazer.

A SPA pode levar a pessoa á depressão, síndrome do pânico e outras doenças psicossomáticas.

O tratamento da SPA requer esforço para que seja adotado um novo estilo de vida, como por exemplo, dormir mais cedo, praticar atividade física, lazer, fazer pausas durante o dia, ouvir música, exercitar a contemplação da natureza, organizar compromissos em ordem de prioridades, controlar as emoções, buscar não cobrar excessivamente aos outros e a si mesmo, ter qualidade de vida, alimentação equilibrada, beber água, buscar a espiritualidade e tratamento psicoterapêutico que é o que vai fortalecer o seu campo bioenergético e sua essência.

Muitas vezes o nosso corpo "grita" através da fadiga, insônia e outros sintomas, portanto fique alerta, não deixe para ouvir o seu corpo só quando ele parar em um hospital, respeite-se, ame-se, respire, permita-se e viva a vida no momento presente, saboreie cada parte do seu tempo, esteja no seu comando, abandone tudo o que tira a sua paz , busque ter humildade não para ser menos que ninguém mas sim igual a alguém que está em busca de uma vida construtiva, saudável e seja sempre feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário