terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ser Psicólogo

Psicólogo é um profissional que, acima de tudo, possui respeito e amor pelo ser humano e se disponibiliza a trilhar, junto de seu paciente, caminhos por vezes difíceis e obscuros.

A função do psicólogo é acolher sem preconceitos, críticas ou julgamentos para que, através de técnicas e profundo conhecimento sobre o ser humano, possa auxiliar o outro em um mergulho para dentro de si próprio, visitando seus porões, enfrentando suas sombras e reconhecendo sua luz.

As pessoas procuram a ajuda de um psicólogo com a finalidade de encontrar soluções para questões que não conseguem resolver sozinhas, que estão gerando sofrimento emocional. Pela psicoterapia, são auxiliadas no entendimento da dor, com o objetivo de viver melhor, em um espaço seguro e sigiloso, no qual possam se sentir tranqüilos, acolhidos e confortáveis para expor seus sentimentos e sua realidade singular. Singularidade essa que é conhecida e acompanhada a cada sessão, com sensibilidade e técnica, o que possibilita chegar ao objetivo primordial que é amparar na busca por esperança e sentido para a vida.

A psicologia também tem contribuição científica e social e o profissional desta área deve sempre atuar de forma ética, com consciência e humildade, sabendo de suas possibilidades e limitações. Ser psicólogo é um ofício sério e um privilégio, pois toca no que há de mais sagrado em uma pessoa: a sua alma.

"O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade"  (Carl Gustav Jung)



Postado por: Helen Cristina Sellmer Zeviani

Psicóloga Clínica - Jundiaí/SP

Contato: (11) 3446-8110 e (11) 99825-6475

Nenhum comentário:

Postar um comentário