domingo, 8 de maio de 2016

Mãe na Modernidade


Escolher ser mãe nos dias de hoje requer coragem, determinação e administração.
Dificuldades sempre existiram em todas as épocas, porém eram outras e diferentes dos desafios que existem nos dias atuais, pois a mulher hoje vem cada vez mais se desenvolvendo profissionalmente e adquirindo independência econômica.
Na medida em que, os anos passam a cobrança da mulher aumenta sendo ela responsável por suprir as necessidades afetivas e materiais de seu filho, assim como a educação dos mesmos, além de conciliar outras funções entre tarefas domésticas e vida profissional, portanto as mães modernas contam cada vez mais com a ajuda de avós, babás e escolas de período integral.
Maternidade é responsabilidade eterna e um caminho constante de aprendizado.
Hoje muitos filhos estão “trocando” de lugar com suas mães, pois muitas mães e pais também não conseguem imprimir autoridade e limites, além de tentar substituir a presença física, o tato, o brincar, a troca de afeto e carinho, o olhar, por iphones, tablets e outras coisas materiais. Com isso, o ensinamento que fica é que é mais importante TER do que SER.
Ser mãe é uma construção social que se estabelece na relação com o filho e envolve mudança de valores, portanto é preciso encontrar o equilíbrio na conciliação das tarefas para que não sejam gerados conflitos e estresse para ambos.
Vale citar também que é preciso que as mães se preparem para o crescimento de seus filhos, pois eles irão fazer suas escolhas e construirão suas vidas como acharem melhor, portanto refletir sobre o que você pretende fazer quando seu filho crescer é importante.
Tudo na vida é uma questão de escolha e ter a experiência de ser mãe principalmente nos dias de hoje, não é uma tarefa simples, mas é um desafio fascinante.
Parabéns a todas as mamães!!!

 "Ser mãe é viver um amor absoluto, diariamente, numa entrega total e permanente a um outro, que não eu.
É um contínuo desvendar, de um novo mundo cativante, numa viagem ondulante de inquietação e calmaria.
É um estar sempre presente e um doar quase infinito, capaz de transcender o racional.
É procurar compreender o incompreensível, receber a novidade, a diferença e a estranheza.
É assumir uma dimensão imensa de aconchego, tentando simultaneamente promover a autonomia, e deixar ir.
Ser mãe é um permanente desafio e acima de tudo uma dádiva eterna.” (Joana Florido)

 Texto escrito por: Helen Cristina Sellmer Zeviani
  Psicóloga Clínica
 Contato: (11) 3446-8110 e (11) 99825-6475

Nenhum comentário:

Postar um comentário